As cinco fases do luto por sabor: o que fazer quando aquele sabor favorito é aposentado e vai para o Cemitério dos Sabores

1º de outubro de 2015

Sejamos honestos: nem todos os sorvetes conseguem gerar a mesma euforia. Alguns sabores ficarão para sempre (a menos que, por exemplo, aconteça uma escassez global de massa de cookies). Mas outros, bem... temos de admitir com pesar que alguns sabores simplesmente não têm o que é necessário para sobreviver, e há muito tempo atravessaram os portões do  Cemitério dos Sabores e lá ficaram, descansando em paz. Com influências que vêm de todas as partes do mundo … do Dublin Mudslide ao White Russian e o Tennessee Mud, entre outros… um bom punhado de sabores da Ben & Jerry’s foram aposentados ao longo dos anos. Se isso aconteceu com um dos seus sabores favoritos, tenha certeza de que você não está sozinho. Muitos de nós passamos pelas cinco fases do luto por sabor: Use estas palavras para conseguir voltar à vida normal, com a aceitação da perda, e quem sabe até encontrar um novo sabor favorito!

Ben & Jerry's - Cemitério dos Sabores - Luto

Fase 1: Negação

Certamente é apenas um problema de reabastecimento do freezer da padaria. Ou talvez tenham vendido todos, porque não há dúvida de que o [insira seu sabor favorito] é o sabor mais vendido de todos os tempos, certo? Você passa seus dias olhando para a sua colher favorita enquanto sonha com a próxima bola dele. Toda vez que você vê alguém tomando um sorvete, instintivamente analisar as espirais e pedaços com a esperança de avistar o seu verdadeiro amor. Não é possível que ele tenha ido embora. Amanhã, com certeza, ele voltará.

Ben & Jerry's - Cemitério dos Sabores - Luto

Fase 2: Raiva

Ok, as coisas estão se agravando. Um mês inteiro sem aquelas espirais espetaculares e os pedaços de êxtase. Como o mundo espera que você tenha forças de seguir em frente? Você já se abriu e implorou a cada gerente de supermercado da cidade. Você escreveu cartas de reclamação e ligou para o atendimento ao cliente da Ben & Jerry’s. Você já vasculhou em desespero todos os corredores de congelados, dia após dia, na esperança redentora de encontrar um último e solitário pote esquecido atrás de um outro sabor. Você até mesmo entortou a sua colher favorita num acesso de raiva. “Será que essa gente não entende!? Oferecer um outro sabor não adianta nada!”

Ben & Jerry's - Cemitério dos Sabores - Luto

Fase 3: Negociação

O modo de "vida ou morte" é ativado. Este pode ser o fim. Você cogita ter sido apenas um sonho ruim. Não foi. Mas deve haver algo que você possa fazer! E se você prometer comprar mais? Você vai fazer uma campanha com todos os seus amigos para que também comprem muito! Você pensa: “ah, se eu pudesse  voltar no tempo e contar a todos que eu já encontrei na vida como o meu sabor favorito era bom, eu poderia tê-lo salvado.” Lamentavelmente, as viagens no tempo ainda não são possíveis, e nem todo mundo era fã do seu falecido sabor.

Ben & Jerry's - Cemitério dos Sabores - Luto

Fase 4: Depressão

O que é um mundo sem o sorvete mais delicioso de todos os tempos? Quem são todas essas pessoas animadas, andando por aí, como se não houvesse nada de errado com a vida, na área de sobremesas? Para que ir trabalhar amanhã? Você ficou com horas vazias na sua semana que poderiam ter sido dedicadas a manter o estoque de sorvetes totalmente abastecido. O seu freezer é uma pálida imagem do que era e não é só porque a luz queimou na semana passada. As suas últimas colheres já perderam o brilho, e você está pensando em entortá-las, como fez com as outras, mas nem para isso você tem energia. Você só consegue ir para o sofá, ficar numa posição fetal, e assistir a mais três episódios de… ah, não importa … tenho certeza de que a telinha não vai preencher vazio do tamanho de um pote no seu coração. 

Ben & Jerry's - Cemitério dos Sabores - Luto

Fase 5: Aceitação

Está bem, hora de virar a página. Olhe no espelho e repita comigo: “Há outros sabores alucinantes da Ben & Jerry’s e eu encontrarei um outro para amar.” Bom, isso é bom. Viu? Não é tão difícil. Que tal você tentar desentortar algumas das suas colheres imprestáveis? Viu, não ficou legal? Suas colheres estão brilhantes, novas outra vez. Você visita o Cemitério dos Sabores da Ben & Jerry’s para prestar a sua última homenagem a um velho amigo. Por último, mas não menos importante, você acessa a internet e visita a página de sabores e … Ei! veja só! … alguns sabores novos ao lado dos clássicos. Por onde começar? Bem-vindo ao primeiro dia da sua nova vida de êxtase com sorvetes. O seu sabor favorito novo está por aí. Vá pegá-lo!