Waste Not, Want Not: Creating Usable Materials from Cow Manure while Reducing Methane
Na Ben & Jerry's acreditamos que a chave para um delicioso sorvete começa com vacas felizes e agricultores felizes, e sabemos que algumas coisas na fazenda podem ter um impacto negativo sobre o meio ambiente quando manuseados incorretamente. Desde as próprias vacas até a ração que elas comem, a pecuária leiteira, infelizmente, é uma fonte de emissões de gases de efeito estufa, e acaba contribuindo com as alterações climáticas. Mas como muitas outras coisas, o que é realmente importante é a forma como gerimos a fonte de emissões, e como transformamos um problema em uma solução produtiva.
As duas principais fontes de emissões de gases de efeito estufa em fazendas leiteiras provêm das próprias vacas. Isso mesmo, os gases liberados pelas vacas, junto com o esterco, liberam uma quantidade significativa de gás metano no ar, e esse gás é um dos principais contribuidores para as mudanças climáticas. Mas, felizmente, existem soluções poderosas. Digite Chris Wagner, proprietário da Green Dream Farm, e um fazendeiro Caring Dairy da Ben & Jerry's.
Chris trabalhou com Andrea Asch, Diretor de Recursos Naturais e do programa Caring Dairy (LINK) aqui da Ben & Jerry's. Juntos, eles provaram que com um pouco de inovação e muita determinação, as emissões de gases de efeito estufa podem ser reduzidas com um separador de esterco, transformando um passivo em um ativo. O separador de estrume, um projeto conjunto entre a Ben & Jerry's, a Green Dream Farm, e a NativeEnergy (LINK), que trabalham com a compensação e créditos de carbono, já está instalado e funcionando na fazenda Wagner. Através de um processo de separação dos líquidos e sólidos em estrume, a quantidade de metano gerada é drasticamente reduzida. Dentro de dez anos, estima-se que o projeto mantenha fora da atmosfera o gás metano equivalente a 10.000 toneladas de CO2. Isso equivale a retirar 5.000 carros das ruas por um ano!
Então, como é que funciona? O estrume líquido é separado do material sólido, e então é utilizado nos campos como um valioso fertilizante. Os sólidos separados são compostados, criando um agradável e limpo material para acomodar as vacas, que então é utilizado na fazenda de Chris. Além disso, a operação de 360 vacas de Chris consegue material para cerca de 900 vacas. Com isso, ele consegue vender o excesso de materiais para acomodação das vacas para fazendas da região como uma renda suplementar, além de reduzir seus próprios gastos e o CO2 que seria emitido se ele tivesse que trazer esse material de caminhão para a sua fazenda. Poupar dinheiro e fazer o bem, isso sim faz um fazendeiro feliz!
Todo esse processo beneficia a fazenda, o meio ambiente, e acima de tudo, as vacas! Como Chris colocou, "É um material bom e macio onde as vacas gostam de se deitar, e é isso que importa
Este separador pode ser usado em muitas pequenas fazendas em todo o estado de Vermont e da cooperativa de laticínios St. Albans, da qual o abastecimento de produtos lácteos da Ben & Jerry's depende em grande parte. A esperança é que este programa piloto se torne um modelo que pode ser replicado em outras fazendas Caring Dairy que nos fornecem leite ao redor do mundo. Projetos como esse estão realmente ajudando a criar vacas felizes, agricultores felizes, e um planeta mais feliz.
Learn how a manure separator is creating happy cows, happy farmers, and a happier planet. http://t.co/cMUv0GFOMM pic.twitter.com/DP1EWS5evN
— Ben & Jerry's (@benandjerrys) October 16, 2014