Descubra o que a comunidade LGBT+ espera das eleições 2018
Olha noixxx aqui de novo, buscando um país com maior justiça social.
Como a gente já escreveu aqui antes, 2018 não tá fácil pra ninguém, né? Com as eleições chegando, fizemos da nossa missão engajar a comunidade LGBT+ para facilitar a escolha (consciente, sempre) de candidatas e candidatos que façam a diferença para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.
Por isso, Ben & Jerry's se juntou com o #VoteLGBT e foi para a Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo (a maior da América Latina!) e também para as interwebs perguntar pra quem entende do assunto e sente na pele: em ano de eleição, quais as pautas consideradas mais urgentes por essa comunidade? Os resultados não podiam ser diferentes:
- Criminalização da LGBTfobia
- Educação para a Diversidade
Vem entender melhor com a gente :)
Criminalização da LGBTfobia
O Brasil é o país mais violento para as LGBT+ no planeta. E a falta de leis para classificar, identificar, punir e impedir atos de LGBTfobia só ajuda a aumentar os números já vergonhosos de violência contra essa população.
Isso não quer dizer que não existiram tentativas, alguns projetos de lei foram apresentados nos últimos anos. O que aconteceu com esses projetos? Toda vez que o assunto entra em pauta, uma barreira de polêmicas, mentiras e intolerância é levantada. Os PLs acabam sendo barradas ou arquivadas pela Câmara ou Senado.
É aí que tá a importância de escolher candidatas e candidatos que levantem a bandeira de criminalizar a LGBTfobia. Com mais vozes aliadas dentro das casas do governo, mais chances de aprovação. Simples, né?
Educação para a Diversidade
Existe um passo antes disso. Não adianta criar medidas para punir e não mexer na base do problema: educação. Ensinar a nova geração que vêm aí a importância de respeitar diferentes orientações sexuais e identidades de gênero é o único jeito de termos adultos com menos preconceito. Pra gente, falar disso pode ser simples: a sociedade é igual sorvete, quanto mais sabores diferentes, mais gostoso é.
"Educar para a Diversidade" nada mais é do que ensinar que o mundo é plural, que diferenças são a realidade e que devemos ser abertos e dar espaço para todo mundo. Depois que a gente aprende a respeitar, fica fácil fácil amar o próximo <3. Ou seja, essa história de "Kit Gay" ou "Ideologia de Gênero" dentro de escolas não passa de falta de compreensão.
A gente quer que todo mundo se informe para saber qual candidata ou candidato combina com o que você acredita. Para isso, a gente se juntou também com o merepresenta.org.br, que é uma plataforma online, onde você escolhe os assuntos que são importantes pra você. Aí ela te mostra quem são as candidatas e candidatos que se importam com esses assuntos. OMG!
Já em setembro você pode conferir quem são esses nomes e dar pro seu voto a importância que ele realmente merece. Lembrando que você não precisa esperar pra conhecer esse trabalho tão bacana: visite o site AGORA e se inscreva para saber quando tudo entrar no ar para você pesquisar!
E fica de olho nas nossas redes! Nosso Facebook e Instagram vão falar de política o ano todo.
E não se esqueça: o nosso voto é o primeiro pedaço da mudança.