Está ficando quente aqui: os jovens convocam todos nós para participar da Greve Global pelo Clima
Quebra de recordes de calor em toda a Europa. Cientistas do clima sendo demitidos por tentarem fazer seu trabalho na América. Um relatório sombrio apontando as mudanças climáticas de hoje sem precedentes em 2000 anos de história humana. E contra tudo isso? Um movimento ousado liderado por jovens que estão dizendo BASTA!
Estamos no meio de uma crise, uma crise climática, mas parece que não estamos agindo como se fosse. E como os adultos não tomaram as medidas adequadas, os jovens estão liderando o caminho organizando uma Greve Global pelo Clima em 20 e 27 de setembro.
Estamos todes juntes e shallow now nessa, e você?
Então encontre um evento perto de você!
O que você faz quando sua casa está pegando fogo?
Nossa casa está em pegando fogo, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC). Temos pouco mais de uma década para começar a fazer mudanças na forma como alimentamos nossa sociedade, nossos carros, casas e cidades, ou nosso clima, meio ambiente, e o modo de vida será irreconhecível.
Nossa casa está pegando fogo, dizem 99% dos cientistas climáticos do planeta, relatando que há provas irrefutáveis de que a humanidade, por meio de emissões de combustíveis fósseis, é responsável pelo aquecimento do clima.
"Nossa casa está pegando fogo", diz Greta Thunberg, a estudante sueca que iniciou este movimento global. Frustrada que os líderes de seu país não estavam levando a crise a sério o suficiente, ela começou a faltar à escola e se sentou em frente ao parlamento sueco para protestar contra sua falta de ação.
Greta provocou um movimento chamado FridaysForFuture (em português, Sextas Do Futuro). Milhares e milhares de estudantes em todo o mundo, que podem ser chamados de "geração da mudança climática", participaram da greve toda sexta-feira e logo começaram a organizar e liderar suas próprias ações, exigindo cortes nas emissões de gases de efeito estufa e justiça climática para as comunidades mais vulneráveis.
Os jovens estão liderando o movimento
A forma de fazer negócios como é hoje não é mais viável. A Greve Global dos Estudantes Pelo Clima, realizada em março de 2019, foi o primeiro dia mundial de ação diretamente inspirado pelo ato de Greta. A Greve Global Pelo Clima começou nesse evento e pode se tornar o maior dia de ação individual sobre a mudança climática na história da humanidade.
As marchas por todo o planeta acontecem nos dias 20 e 27 de setembro, em pequenas e grandes comunidades, aumentarão a pressão sobre políticos e governantes. Os jovens organizadores pedem aos colegas do mundo todo que se juntem a eles e saiam às ruas. Eles estão chamando os pais para seguirem a liderança de seus filhos, os trabalhadores deixarem seus empregos, todas as pessoas em todos os lugares para levantarem suas vozes e serem ouvidas.
A Cúpula do Secretário-Geral da ONU para a Ação Climática acontecerá no dia 23 de setembro, em Nova York. É importante que todos ouçam o que essa incrível geração de líderes estudantis tem a dizer, pedindo uma transição justa e rápida para uma economia 100% renovável. E você, o que tem feito pela Justiça Climática?