De pequenas ambições a 11 kg de brownies congelados— veja a história por trás da criação do Chocolate Fudge Brownie, uma das nossas mais amadas criações de sabores.
Leia mais - Chocolate Fudge Brownie: A deliciosa história de como aperfeiçoar um sabor lendário Leia maisChocolate Fudge Brownie: A deliciosa história de como aperfeiçoar um sabor lendário
Naquela época, antes de surgir o Chocolate Fudge Brownie, fazíamos sanduíches de sorvete de brownie para vender em mercados. Às vezes os brownies despedaçavam na entrega, e nós pegávamos os pedacinhos para testar o sabor. Como seria o sabor de pedaços de brownie no sorvete de chocolate? “Muito bom, como se viu depois”, lembra Peter Lind, guru do sabor e “terapeuta principal do sorvete” na Ben & Jerry’s. Esse sabor experimental original depois se tornou a lendária mistura de sorvete conhecida como Chocolate Fudge Brownie.
Ao mesmo tempo, Ben Cohen conheceu Bernie Glassman, o fundador da Greyston Bakery, uma empresa social sediada em Yonkers. A política de contratação de portas abertas da Greyston fez da empresa uma combinação perfeita para a paixão da Ben & Jerry’s pela prosperidade mútua: o conceito de que aquilo que é bom para nossos funcionários e fornecedores também é bom para os negócios. Igualmente importante, os brownies deles eram inacreditavelmente bons. Depois de provar um, Ben escreveu um recado pedindo dois caminhões de brownies.
O delicioso processo de aperfeiçoar pedaços de brownie
Embora soubéssemos que a Greyston seria a fornecedora ideal para transformar o Chocolate Fudge Brownie em um sabor vendido em potes, fechar a colaboração com os brownies não foi um passeio comum até a sorveteria. As duas empresas ainda eram novas e estavam crescendo, e a Greyston teve que ampliar a produção apenas para atender à demanda do nosso Chocolate Fudge Brownie.
Mas o maior desafio para eles foi descobrir como transformar os brownies padrão de 7,5 cm x 2,5 cm de espessura em pedaços de 2,5 cm x 0,6 cm. O objetivo era criar pedaços de brownie congelados que sairiam de pacotes para as máquinas de distribuição que inserem todos aqueles pedaços deliciosos nos nossos sabores de sorvete. A solução daquele quebra-cabeça exigiu que Lind e os confeiteiros ficassem de madrugada nas fábricas dedicando-se a algumas inovações.
Os confeiteiros da Greyston levaram 2 meses para cortar manualmente os pedaços de cada placa de brownies e encher os dois caminhões refrigerados que Ben havia encomendado. Em Vermont, Lind havia organizado um evento no chão de fábrica para demonstrar a produção do novo sabor. Mas, no grande dia, os pedaços ainda estavam congelados e grudados uns nos outros. “Um imenso brownie de 11 kg caiu na Máquina de distribuição — tivemos que contratar 5 funcionários novos e equipá-los com machadinhas de aço inoxidável para quebrar os pedaços.”
Saboreando o doce gosto do sucesso
Evidentemente, toda inovação provavelmente traz algumas dificuldades que precisam ser superadas. De fato, se for fácil demais, talvez a ideia não seja radical o suficiente. “Provavelmente, fizemos cerca de 25 lotes de brownies”, lembra Lind, “antes de alcançarmos a combinação certa de sabor, resistência ao esmigalhamento no momento do corte e consistência no sorvete com o passar do tempo.” Dentro de seis meses, o novo sabor estava estreando nas sorveterias e nas prateleiras de freezers por aí.
O que começou como um empolgante e, ao final, delicioso quebra-cabeça para ser resolvido, tornou-se uma lenda para a Ben & Jerry’s e a Greyston. É uma história divertida que serve para mostrar o quão longe nossas duas empresas chegaram. 25 anos depois, ainda obtemos todos os nossos brownies da Greyston, e o sucesso da própria companhia a transformou em uma empresa social líder. Mas, na verdade, a prova está no pote de sorvete. O Chocolate Fudge Brownie é, e continua sendo, um dos sabores mais adorados que já fizemos.
Tweets recentes
Há 25 anos, a Ben & Jerry’s pediu que a Greyston Bakery fornecesse dois caminhões de brownies para a produção do Chocolate Fudge Brownie. Desde então, a Greyston tornou-se uma importante empresa social
Leia mais - Greyston Bakery: as pessoas por trás daqueles incríveis brownies com fudge Leia mais