Dia da Visibilidade Trans: entender é o primeiro passo
O dia 29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil. Nesta data, em 2004, foi quando pela primeira vez na história do Brasil, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para falar aos parlamentares brasileiros sobre a realidade dessa população.
Mas afinal, o que é ser trans? Para te ajudar a entender, vamos explicar essa historia em 3 partes: identidade de gênero, orientação afetiva sexual e sexo biológico.
A identidade de gênero é como você se reconhece: mulher, homem ou não binário (ou seja, aquele que não se vê como apenas uma coisa ou outra).
Já quando falamos de orientação afetiva sexual, o enfoque é por quem você sente atração. Aqui temos as lésbicas, gays, bissexuais e heterossexuais.
O sexo biológico está ligado a nossa biologia: cromossomos, hormônios, órgão sexual que temos, que pode ser: vagina, pênis. Nesse caso há também as pessoas intersexuais, que tem características biológicas de ambos os sexos.
Mas e aí? Então o que é uma pessoa transexual?
A pessoa transexual, também chamada de transgênero ou travesti, é aquela que não se identifica com o gênero que a sociedade acha que ela deve ter por conta do seu sexo biológico. Afinal, uma mulher não é definida por sua vagina ou um homem por seu pênis, não é mesmo?
Acreditamos que entender é o primeiro passo auxiliar na visibilidade das pessoas que são marginalizadas por muitos. A data é simbólica, pois discutir as pautas das minorias e minorizados no Congresso Nacional é o primeiro pedaço da mudança!
Relembre como Ben & Jerry’s contribuiu para o aumento da representatividade LGBT+ na política brasileira nas eleições de 2018: