Cinco inovações de viagens que ajudam a salvar nosso clima
Uma grande vantagem da luta contra as mudanças climáticas é ver a diversidade de soluções inovadoras e práticas que estão sendo sonhadas em todos os cantos do mundo. Dado que a indústria automobilística produz mais de um quarto de todas as emissões de carbono, com certeza é algo que gostaríamos de explorar.
Muitos de nós adoramos viajar, mas detestamos a ideia dos impactos que isso provoca em nosso planeta. Quando se trata de investigar formas de transporte sustentáveis, algumas partes do mundo já estão avançando. Até embarcamos em algumas das novas tecnologias com nosso novo “caminhãode sorvetes Tesla”; é a maior sorveteria sobre rodas, sem dúvidas.
Transporte coletivo
Apesar de soluções individuais como andar a pé ou de bicicleta serem ótimas (sinceramente, quem não se beneficiaria com um pouco mais de exercício?), elas não são uma solução viável para as massas. As pessoas precisam de um meio de transporte fácil e prático e, avançando, elas precisam fazê-lo com o menor impacto ambiental possível. Algumas abordagens concretas para lutar contra o problema são:
Funcionando:
1. Frota da Tesla em Amsterdã
Em 2014, o Aeroporto de Amsterdã-Schiphol recrutou 167 táxis Tesla para a sua frota de táxis como parte de sua jornada para se tornar o aeroporto mais sustentável do mundo. A Tesla pode ser a empresa automotiva mais quente do mundo, mas está lutando muito para manter o planeta frio. Seus veículos com zero emissão já agitaram a indústria automobilística, e os planos estão caminhando para que o mesmo aconteça com os caminhões. Estamos satisfeitos, já que quase um sexto da nossa pegada de carbono vem dos meios de transporte, e estamos lutando por caminhões para viagens longas mais eficientes.
2. Metrô de Londres
Você seria perdoado por pensar o contrário às 7 horas da manhã de uma segunda-feira, mas o sistema de transporte público de Londres é simplesmente incrível! Junto com o metrô de Xangai e Pequim, é um dos três sistemas de transporte mais longos do mundo, com mais de 1,2 bilhão de usuários por ano. Não é preciso dizer que isso diminui muito o tráfego de veículos e a poluição da cidade, e seria bom que muitas outras grandes cidades seguissem o mesmo exemplo. Sim, Los Angeles, estamos falando de você.
3. Curitiba, Brasil
Tecnologia de ponta é ótimo, mas há muito a ser dito sobre uma abordagem inteligente e um bom planejamento. Por exemplo, Curitiba, cujo sistema de ônibus visionário é um exemplo brilhante de transporte público flexível, rápido e de baixo custo. Por quê? As pistas exclusivas permitem que os ônibus andem livremente, desimpedidos dos sinais de trânsito e motoristas zangados, e seu design engenhoso facilita o embarque e desembarque rápido de pessoas. É usado por aproximadamente 70% das pessoas que precisam se deslocar, o que significa que as ruas são incrivelmente livres de congestionamento, e o ar é livre de poluição. Crédito extra pelos terminais de ônibus à prova do futuro!
Olhando adiante:
4. Impulso Solar II
Em julho, o Impulso Solar II chegou às manchetes quando se tornou o primeiro avião a dar a volta ao mundo usando apenas energia solar. Nem uma gota de combustível fóssil esteve envolvida. Tudo bem, com um tempo de viagem total de 16 meses, não foi exatamente sem escalas, mas ele mostra o potencial das energias renováveis e uma pequena amostra de como poderá ser a aviação comercial de amanhã.
5. Hyperloop
Apelidado de “o quinto meio de transporte”, o Hyperloop é, essencialmente, um tubo de vácuo pelo qual uma cápsula de passageiros pode ser impulsionada a velocidades supersônicas. É como o antigo sistema de correio pneumático em Nova York, mas com pessoas! É livre de emissões diretas, ruídos, atrasos, falhas de pilotagem, e preocupações climáticas; chega de “folhas no trilho” ou “do tipo errado de neve”. A ideia é em código aberto, então a corrida para a construção da primeira versão funcional começou; fique ligado neste espaço.
Um futuro livre de carbono!
Os seres humanos são inteligentes: podemos prever a existência de buracos negros e construir máquinas extremamente complexas que viajam a outros planetas. Alguns de nós até conseguem resolver o cubo mágico! Imagine só o que poderíamos fazer se aplicássemos toda essa inteligência em resolver problemas em tornar os meios de transporte mais sustentáveis.
Não estamos defendendo a volta à Idade da Pedra, e ninguém precisa viver em uma caverna, mas é hora de nos organizarmos para combater emissões globais. Quanto antes colocarmos freio nas mudanças climáticas, mais cedo poderemos voltar a aproveitar as coisas boas da vida, como padrões climáticos normais e sorvetes não derretidos. Assine a petição hoje, e vamos trabalhar por um futuro mais limpo e sustentável!