Sabores que podemos perder devido à mudança climática





A mudança climática está machucando o planeta. As temperaturas médias globais aumentaram significativamente nas últimas décadas. O aquecimento dos oceanos está derretendo as calotas de gelo polar a uma velocidade jamais vista antes. E os desastres naturais estão se tornando mais frequentes e intensos.
Embora esses impactos pareçam estar distantes do nosso dia a dia, a verdade é que a mudança climática está cada vez mais perto de nós. E ela está indo direto para os nossos freezers.
Em pouco tempo, podemos começar a sofrer com a escassez de alguns dos nossos alimentos favoritos, incluindo – não pode ser! – Ben & Jerry’s. Nossos ingredientes vêm de agricultores do mundo todo e, quando eles não podem contar com os padrões climáticos previsíveis necessários para a agricultura, nós podemos ficar sem cacau, sem amendoim e sem o sorvete Peanut Butter Cup.
Nós colocamos esses sabores na nossa “Lista de potes em perigo” porque, goste disso ou não, os efeitos da mudança climática estão mais perto do que você imagina.
Cacau, ou seja, chocolate
Cientistas estimam que a produção de cacau pode diminuir em até 50% até 2050. Isso chega a dar frio na espinha, porque o chocolate é uma das coisas que nós mais gostamos no mundo.
O cacau precisa de um ambiente muito específico para se desenvolver: umidade, temperaturas mornas e muita chuva. E no oeste da África, onde mais de 70% do cacau do mundo é produzido, há muita terra que oferece essas condições – por enquanto. Porém, conforme as temperaturas aumentam e a precipitação diminui, as melhores áreas de produção de cacau mudarão para altitudes maiores. Só tem um problema – o oeste da África é bastante plano. Então não haverá para onde ir quando a região ficar quente e seca demais para plantar os nossos grãos favoritos.
Por isso, estes potes estão em perigo:
Cherry Garcia
Chocolate Chip Cookie Dough
Chocolate Fudge Brownie
Chocolate Therapy
New York Super Fudge Chunk
Phish Food
Nozes e amendoins
Assim como o chocolate, as nozes dependem de um clima muito específico para existir. Mais importante, elas precisam do frio do inverno para estimular seu crescimento na primavera. Por isso, com as temperaturas do inverno gradativamente mais altas, as amêndoas, pecãs, nozes e os pistaches têm cada vez menos tempo de inverno. Estudos preveem que, durante o próximo século, a Terra ficará cada vez mais inóspita para as nogueiras, com as que precisam de mais tempo de inverno sendo as mais vulneráveis.
Isso sem falar nos amendoins. Ele é extremamente temperamental, precisando de vários meses de calor constante e da quantidade certa de chuva. Então não é uma boa notícia que as regiões que produzem a maioria do suprimento de amendoim do mundo (China, Índia e o sul dos Estados Unidos) devem sofrer com mais secas no futuro, principalmente se os níveis de emissão de gases do efeito estufa não diminuírem.
Está preocupado com seus sabores favoritos, cheios de nozes e amendoins? Nós também. Sabores como estes:
Chunky Monkey
CAFÉ
Não temos certeza de onde estaríamos sem café, mas com certeza não estaríamos acordados ou sorrindo. E ninguém está sorrindo com a devastação que a mudança climática está causando nas plantações de café.
Diferentes variedades de café se adaptaram a climas específicos ao redor do mundo. É por isso que elas são tão especiais (e porque os seus amigos metidos a conhecedores podem gostar tanto do Sumatra Mandheling, mas não tanto do Yirgacheffe da Etiópia no cardápio da cafeteria). Também é por isso que pequenas mudanças no clima podem ter um impacto enorme sobre a produção. Temperaturas mais altas, secas mais longas, excesso de chuva, pragas mais resistentes e doenças que se espalham rapidamente estão prejudicando a produção de café. E – você já adivinhou – tudo isso está associado à mudança climática.
Um estudo prevê que, no ritmo atual, o número de regiões preexistentes adequadas para a plantação de café deve diminuir entre 65 e 100% até 2080. Isso significa muito menos dos nossos sabores favoritos com café:
Sabores da Ben & Jerry's com café ao redor do mundo:
Coffee, Coffee BuzzBuzzBuzz!
Dá medo, né? Em nós também. Conforme os efeitos da mudança climática se aproximam do nosso dia a dia, é cada vez mais importante fazermos todo o possível para reduzir as emissões globais e buscar um futuro sustentável. Seja parte da solução e ajude a salvar os seus sabores favoritos da Ben & Jerry’s – uma consequência deliciosa.