A nossa posição climática
Como alguém que foi um homem de negócios toda sua vida e como diretor executivo da Ben & Jerry's, que, a propósito, é o melhor trabalho do mundo, você poderia achar que eu adoro trabalhar com números. Honestamente, contudo, eu prefiro conversar cara a cara com qualquer um dos funcionários da Ben & Jerry's do que lidar com planilhas.
Foi uma conversa com meu próprio filho que realmente me fez pensar na mudança climática. Ele me disse que estava preocupado que a minha geração estivesse bagunçando tudo de forma tãoo ruim, que quando a geração dele crescesse, o mundo já não poderia ser salvo. Este é o pior legado que alguém pode deixar, e essa conversa foi grande parte do motivo pelo qual assumi meu trabalho na Ben & Jerry's.
Mas quando eu recebi um e-mail do colega de Vermont, Bill McKibben, compartilhando o que ele chamava de uma das peças mais importantes que já tinha escrito, foram os números que realmente me inspiraram. No artigo dele da revista Rolling Stone chamado “Nova Matemática Aterrorizante do Aquecimento Global”, McKibben destaca três números que revelam a profundidade da crise climática na qual entramos, e as mudanças mais importantes que temos a fazer:
- 2º graus Celsius - Este é o limite oficial para o planeta. Devemos evitar que a atmosfera da Terra aqueça mais de 2º Celsius, senão o nosso coco vai assar.
- 565 gigatons - Este é o nosso orçamento. Os cientistas dizem que não podemos emitir mais que 565 gigatons de CO2 na atmosfera até o final do século para mantermos o aquecimento abaixo do primeiro número, 2º. Do jeito que estamos indo, vamos gastar esse orçamento em apenas 14 anos.
- 2.795 gigatons – Este é o número mais aterrorizante de todos. É a quantidade de CO2 dentro das reservas conhecidas de carvão, petróleo e gás natural do setor de combustível fóssil — cinco vezes mais do que podemos queimar com segurança pelo restante do século. Mas está muito claro que o setor de combustível fóssil tem toda intenção de queimar tudo isso.
Como uma empresa, analisamos esses números por um longo tempo. Percebemos que se não fizermos nada a respeito da mudança climática agora mesmo, não haverá um futuro para nenhum dos problemas nos quais estamos envolvidos. É um tempo preocupante, à medida que observamos os efeitos que a mudança climática está tendo nos pobres e carentes - eles são as pessoas que terão que migrar dos seus lares e campos para aguentar o fardo das temperaturas que vão aumentar. Esta é a ideia por trás da justiça climática como uma área de foco.
Devemos ao resto do mundo fazer isso da forma certa. E é nesta parte que eu fico empolgado. Para todas as negativas da mudança climática, conseguirmos sair desta bagunça significa repensar quase tudo que fazemos. É um momento tão cheio de oportunidade que mal posso esperar para começar a trabalhar. Da nossa parte, acabamos de completar uma análise de ciclo de vida (LCA) de vinte sabores, uma análise profunda de todo o impacto ambiental do nosso sorvete, deste nossas vacas até a embalagem, até cada ingrediente adicionado no meio do caminho. Usaremos esses dados para focar as melhores opções possíveis a fim de reduzir o nosso impacto ambiental. Você pode ler mais sobre o nosso LCA aqui, assim como as soluções inovadoras que usaremos para reduzir a nossa pegada de carbono, incluindo o nosso plano em parceria com a nossa empresa matriz, a Unilever, para a transição para energia 100% limpa até 2020. Para onde quer que eu olhe, as tecnologias, processos e inovações que resolverão a mudança climática são uma vitória na certa, e têm o potencial de criar benefícios econômicos e sociais também. Estamos comprometidos em reinventar o nosso modelo de negócio e trabalhar com os nossos parceiros, desde fazendas de laticínios até fabricantes de brownies, para alcançarmos esta meta.
Por fim, as reduções que fizermos no nosso negócio não são suficientes: sabemos que nosso maior ativo para fazer mudanças está com vocês, nossos fãs. Precisamos de um movimento global e diverso de cidadãos pedindo que os líderes mundiais entrem em ação. Como vimos na Marcha Climática das Pessoas em Nova York em setembro passado, é quando pessoas comuns exigem mudança, apoiam isso e agem, é que podemos realmente fazer a diferença.
O caminho até Paris é onde precisamos concentrar a nossa influência. Em dezembro, líderes mundiais se reunirão em Paris numa tentativa de garantir que esta conta feche. Temos que exercer uma pressão contínua nos nossos líderes políticos para fazerem algo que até agora não quiseram fazer: liderar.
Estamos lançando a primeira campanha de ativismo global da Ben & Jerry's em 2015. Estamos encorajando os nossos fãs em mais de 35 nações em todo o mundo a agirem e garantir que as palestras de Paris terminem em sucesso, com um plano para ação real e urgente sobre mudança climática. É claro que vamos nos divertir ao longo do caminho, mas estamos falando muito sério quando tentamos resolver a crise climática. Precisamos de vocês – e de muitos milhões mais – para se juntarem a este movimento. Para ler mais sobre as políticas que acreditamos serem essenciais para que a matemática dê certo, clique aqui: www.benjerry.com/climate
Nas palavras do nosso fundador, Ben Cohen, “Se estiver derretido, está arruinado”. Isso tanto é verdade para uma caneca de cerveja quanto para o meu sabor favorito, Chunky Monkey.
Paz, Amor e Sorvete,
Jostein