Ben & Jerry’s coloca um preço em suas emissões de carbono
Por aqui, nós sabemos que para evitar os piores efeitos da mudança climática, temos que quebrar essa relação que todos fazem entre o crescimento econômico e a extração de recursos naturais. Essa conscientização é o maior problema que, tanto empresas quanto países, enfrentam. Mas nós estamos bem felizes e confiantes de saber que, se todos agirem certo, essa é a maior oportunidade que teremos de realizar uma mudança significativa em nosso planeta.
É só pararmos pra pensar: de todas as nossas fontes de energia até o nosso método de cultivo, todos os produtos e processos precisam se tornar livres de emissão de gases. Nós achamos que colocar um preço na poluição por carbono pode ser um começo para essa mudança, além de levar à redução do uso de combustíveis fósseis e ao avanço das tecnologias alternativas e mais ecológicas. Em países como Canadá e Colúmbia Britânica, há sete anos, a taxa de emissão de carbono traz resultados positivos. Lá nos Estados Unidos, Vermont está caminhando para o mesmo caminho.
Estamos tão comprometidos com essa causa que lançamos nossa própria taxa interna de emissão de carbono, instituindo um preço para cada tonelada de emissões de gases do efeito estufa, da fazenda até o aterro sanitário. Os cientistas concordam que precisamos conter as emissões em no mínimo 80% até meados do século, para evitar o superaquecimento completo do nosso planeta.
Os fundos provenientes da nossa taxa, estão sendo investidos em programas nos quais já estamos trabalhando. Como os laticínios representam 42% das emissões do ciclo de vida geral de nossas atividades, nos juntamos aos nossos fazendeiros para desenvolver e implementar estratégias de redução da emissão de carbono.
Achamos esse plano bem ambicioso, mas não podemos executá-lo sozinhos. Precisamos de vocês para espalharem essa mensagem e dos políticos de estados progressistas como Vermont, para colocar o plano em prática. Os governos de todos os lugares devem se comprometer a estipular um preço pela poluição por carbono e a transformar o investimento em carbono sujo, no futuro da energia alternativa que todos queremos.