Eleições 2018: seu voto é o primeiro pedaço da mudança
Precisamos de mais representatividade LGBT+ entre os candidatos. Mas quais deles estão com a gente nessa? Quais são as pautas que devemos cobrar e onde podemos fazer isso? A gente tem as respostas!
As Eleições 2018 estão chegando e quem já está ligadx nas movimentações e conversas que começaram a fervilhar nos últimos meses sabe que esse ano a história vai ser doce de menos, mas pedaçuda (até demais). E nós precisamos falar sobre isso JÁ!
A gente aqui na Ben & Jerry's defende um país com uma maior justiça social para todxs e uma das comunidades com a qual procuramos ser mais participativos é com a LGBT+ (afinal, a gente ama quem quiser amar e sempre amaremos!). E pra justiça social acontecer é preciso ter leis que defendam os direitos dessa comunidade. Tá, mas como a gente vai pensar em projetos e leis se temos tão poucas pessoas que representem as LGBT+ na política? (opa, bug #1)
Hoje, por exemplo, em nosso Congresso, temos apenas um representante abertamente gay. Mas é preciso mais pessoas para representar tantas pessoas tão diferentes. Por isso, nossa missão em 2018 é exatamente essa: engajar a comunidade para facilitar a escolha e aumentar o número de candidatas e candidatos que façam a diferença para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e toda a comunidade.
Assim fizemos uma parceria com o #VoteLGBT - coletivo LGBT+ incrível que busca aumentar a diversidade na política institucional brasileira. Eles dão visibilidade às candidaturas pró-LGBT e convidam a população a votar em candidatas e candidatos que pensem nas diversidades sexual e de gênero.
E o que é que Ben & Jerry's tem a ver com isso?
Desde os anos 1980, Ben & Jerry's apoia a causa globalmente por meio de ações da porta pra dentro (nessa época a política de casamento igualitário já era aplicada para os funcionários da empresa antes mesmo da união homoafetiva ser reconhecida nos EUA), até grandes iniciativas mundo afora. No Brasil, por exemplo, já realizamos um casamento surpresa na loja e trabalhamos por mais conhecimento e combate aos diversos tipos de violência LGBT+ no Carnaval e principalmente fora dele! O fervo também é luta, né manas?
Dessa vez a gente vai além: a gente quer que a mudança aconteça na política e que represente as LGBT+ em nosso governo porque, pra gente, democracia só é de verdade quando é para todo mundo. Afinal, a gente apoia uma sociedade com mais justiça social e climática, independentemente de candidatos ou partidos.
E como vamos fazer isso acontecer?
A gente apoia as pesquisas e frentes de trabalho do #VoteLGBT, comunica o assunto pelo Brasil e chama mais pessoas como você a se engajarem como parte desse movimento.
Mas é política, isso deve ser muito complicado!
Não é, não. Para facilitar para todo mundo, a gente dividiu o trabalho em 3 partes super simples. Olha só:
1) O que a população LGBT+ quer dos políticos?
Antes de definir em quem vamos votar, é importante decidir o que é que queremos que candidatas e candidatos defendam, nénon?
Por isso, nosso primeiro passo foi escutar a população para a definição das pautas mais urgentes para as LGBT+. Apoiamos o #VoteLGBT, numa pesquisa ouvindo mil pessoas nas ruas de São Paulo e mais de 6 mil pessoas online em todo o Brasil pra saber o que a comunidade mais quer no Brasil. Aaaaaand... os assuntos mais importantes para as LGBT+ são:
- Criminalização da LGBTfobia: punir e coibir crimes de ódio contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e toda a comunidade LGBT+ por eles simplesmente serem quem são.
- Educação para a diversidade: incluir, nas escolas, assuntos que mostrem que a diversidade é uma realidade e que o mundo tem espaço para todos 😊.
E o que a gente acha dessas pautas? A gente acredita na importância desses assuntos porque:
- São para melhorar a vida de todas e todos: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, etc.
- São mudanças de verdade e vão além de uma campanha: mudam de verdade a forma como a gente trata as pessoas LGBT+.
2) Tá, mas quais candidatas e candidatos vão apoiar esses assuntos afinal? #atentxs
Pois então, essa é a pergunta do milhão! Depois de ter entendido o que a comunidade LGBT+ quer dos políticos, vamos convidar todas as candidatas e candidatos - e isso inclui senadores, deputadas e deputados federal e estadual - de todos os estados do país a responderem se apoiam esses e diversos temas que afetam a maior parte da população do país. Muito legal, né?
Ah, e detalhe: é sempre bom lembrar que atualmente são poucos os políticos eleitos que defendem as causas LGBT+. E a gente sabe: fica mais difícil discutir projetos com quem não entende e nem prioriza a voz dessa comunidade.
3) E como eu acho esse candidato PELAMOOOR?
É aí que você nos agradece (aceitamos sorvete hehe): o resultado de tuuudo isso vai pro #MeRepresenta, uma plataforma online super fácil onde você escolhe os assuntos que são importantes pra você e que te mostra quem são os candidatos que se importam com esses assuntos. OMG!
O bacana é que o #MeRepresenta traz não só pautas importantes para a população LGBT+ mas também para mulheres, negros e outros movimentos. Porque nesse site a gente tá junto com todo mundo que quer um país melhor pra todas e todos! o//////////////
Os candidatos só estarão disponíveis no site em setembro. Mas não importa: visite o site AGORA e se inscreva no #MeRepresenta. Assim que todos os candidatos que pensam e lutam pelas suas pautas estiverem por lá, o #MeRepresenta e o #VoteLGBT vão te avisar quando tudo estiver pronto! (até nisso eles pensaram, esses maravilhosos <3)
Fácil assim! Mas a mudança mesmo depende de você! As eleições estão chegando, e nós acreditamos que seu voto é o primeiro pedaço da mudança. Pense bem nele e espalhe essa ideia!
E fica ligadx nas nossas redes! Nosso Facebook e Instagram vão falar de política o ano todo.
Seu voto é a sua voz. Faça ser ouvida! o/