Comércio Justo e Equidade de Gênero

Feminists for Fairtrade

Comércio Justo e mulheres?

Talvez você nunca tenha parado pra pensar porquê nossos potes de sorvete tem um selo verde e azul do Comércio Justo. Mas e se a gente te contasse que cada vez que você dá uma colherada nos nossos pedaçudos você está apoiando um mundo melhor para as mulheres. Deu tela azul? Vem que a gente te conta tudo!

 

Começando do começo: o que é “Comércio Justo”?

Aquele selo colorido nos nossos potes tem um grande propósito. Cada vez que você vê um produto que é certificado pelo “Comércio Justo” (Fairtrade, em inglês), como nossos sorvete Ben & Jerry’s, você já sabe que os produtores que plantam cacau, baunilha, açúcar, bananas e café, - no nossos caso – receberam um valor justo pelo seu trabalho duro e que reconhece a qualidade da sua produção. Os produtores que participam do “Comércio Justo” também se predispõem a seguir uma série de padrões que beneficiam a todos os envolvidos, incluindo práticas de plantio que cuidam do meio ambiente, relações trabalhistas justas e importantes investimentos na comunidade e na vida de todos que participam dela.

Tá, mas e o que isso tem a ver com mulheres?

Se você também acredita que as mulheres merecem equidade política, social e econômica – além de outras várias questões – e se você também não tem medo de defender esses direitos, tamo junto nessa! E essa é uma das grandes razões que fazem a gente trabalhar com produtores certificados pelo Comércio Justo Internacional desde 2014. E a gente não te dá só uma, mas 5 razões que explicam porque trabalhar com produtores certificados é importante para as mulheres:

Fairtrade farmer

  1. Oportunidade de ser parte do jogo

    Tem muitas mulheres que gostariam de ter um trabalho na indústria do café ou do cacau mas que, muitas vezes, são desfavorecidas já que a indústria privilegia a contratação de homens. O Comércio Justo estimula as mulheres a participarem do negócio e dá treinamento para qualificar aquelas que precisam, contribuindo para que elas possam ter sua renda. Então da próxima vez que você provar uma bola do nosso Coffee, Coffee Buzz Buzz Buzz nas nossas lojas você pode estar participando do projeto Mulheres crescendo com o Café (Women Growing in Coffee, em inglês), auxiliando as mulheres a produzirem café e administrarem o seu negócio.

  2. O voto delas é também a sua voz.

    Um dos princípios-chave da Certificação de Comércio Justo é empoderar as pessoas – homens e mulheres – através da democracia. Nessa Cooperativa de produção de cacau certificado, no Gana, aproximadamente metade dos Membros do Conselho Executivo nacional (incluindo sua presidenta) são mulheres. O Comércio Justo internacional sabe que ter mulheres envolvidas é bom para as mulheres e para o negócio. 

  3. Lares mais seguros

    Estudos mostram que mulheres que estão abaixo da linha da pobreza reportam terem sofrido 5X mais violência doméstica do que aquelas que ganham mais. E esse dado é dos Estados Unidos, não dos países onde realmente se encontram as produtoras certificadas. O que sabemos é que assim que as mulheres começam a diminuir a diferença de renda com os homens, a violência doméstica diminui radicalmente. Ao escolher usar produtos com certificação – e, portanto, pagamentos mais justos, nós fazemos a nossa parte nesse processo.

  4. Desenvolvimento da comunidade.

    Prove um sorvete e ajude a construir uma escola. O que acha? A gente gosta dessa ideia e quando a gente compra produtos certificados fazemos exatamente isso. Quando um produtor se certifica, ele deve cumprir padrões rigorosos, como reinvestir parte dos ganhos no desenvolvimento de projetos para a comunidade, construindo escolas, hospitais, criando programas de capacitação, programas de crédito ou serviços de planejamento familiar. Péra.. Eu ouvi planejamento familiar? E o que é que isso tem a ver com cacau ou baunilha? Pergunte isso as mulheres que só a partir de 1960 passaram a ter acesso a anticoncepcionais como método contraceptivo: planejamento familiar ajuda as mulheres a se desenvolverem profissionalmente, escolhendo com mais liberdade quando ter filhos. Isso dá a oportunidade para que elas possam trabalhar, ganhar um valor justo por tudo o que fazem e escolher ter filhos – se assim quiserem – no seu tempo.

  5. Retorno financeiro mais alto para todes

    As mulheres representam 43% do total de trabalhadores do campo nos países em desenvolvimento – e mesmo sendo tão alta a participação, elas têm muito menos acesso à terra, crédito e assistência técnica. Elas também recebem menos do que os homens pelo mesmo trabalho realizado. Acabar com a diferença salarial entre homens e mulheres beneficia as mulheres e a economia do mundo: pesquisas mostram que mulheres que recebem um salário justo são mais saudáveis e mais independentes e as crianças também tem uma vida melhor. Ok, você ainda precisa de mais razões para escolher produtos com o selo. Então lá vai: a FAO (Agência da ONU para Alimentação e Agricultura) estima que ao diminuir a diferença salarial entre mulheres e homens no campo reduziria o número de pessoas com desnutrição, no mundo, em 100 a 150 milhões. E você contribui com tudo isso quando compra, por exemplo, um pote dos nossos pedaçudos. Não é tão difícil, vai?

Ok, a gente deu 5 razões incríveis sobre como apoiar a causa da Equidade de gênero através dos produtos certificados pelo Comércio Justo. Mas o que está por trás de tudo, em resumo é que ao adquirir produtos com o selo “Comércio Justo” você contribui para um mundo mais justo para as mulheres, resultados melhores para os negócios e cria uma sociedade mais produtiva e saudável. E você só precisa buscar o selo do Comércio Justo nos produtos que você compra (bom, a gente te recomenda comprar uma colher também, né? ;-)