Nossa jornada de embalagens sustentáveis
A Ben & Jerry’s sempre acreditou que o sorvete pode mudar o mundo. Embora seja verdade que o sorvete coloca sorrisos nos rostos e reúne as pessoas, não podemos ignorar o impacto que nossas embalagens têm no meio ambiente. Como na maioria das embalagens de produtos alimentícios, grande parte das nossas não é reutilizada, compostada ou reciclada, e sim descartada como lixo. Estamos em uma jornada para mudar isso.
Nosso objetivo é que todas as nossas embalagens sejam livres de plástico à base de petróleo. Queremos que tudo seja reutilizável, compostável ou reciclável até 2025!
Temos trabalhado para reduzir nosso impacto geral no meio ambiente há muitos anos e sabemos que temos mais a fazer. O maior problema que enfrentamos é o plástico à base de petróleo em algumas das nossas embalagens atuais, o que as torna difícil, se não impossível, de reciclar.
A produção plástica e a poluição estão intrinsecamente ligadas a três coisas com as quais nos preocupamos profundamente: saúde ambiental, justiça social e mudanças climáticas.
Fazer parte da solução
Devido à insustentabilidade inerente dos plásticos, estamos comprometidos em fazer parte da solução, não criando resíduos plásticos em primeiro lugar. É por isso que a Ben ’ Jerry&s embarcou em um esforço plurianual para eliminar plásticos de nossas embalagens de consumo ao:
- Reduzir a quantidade de embalagens plásticas à base de petróleo de uso único que utilizamos em toda a cadeia de suprimentos e nas nossas sorveterias globalmente
- Encontrar alternativas à base de plantas e/ou compostáveis ao plástico convencional à base de petróleo
- Desenvolvimento de opções de embalagem reutilizáveis
- Fizemos uma parceria com a iniciativa Pack4Good da Canopy para garantir que o fornecimento de embalagens dos nossos produtos não tenha matéria-prima de madeira de florestas antigas e ameaçadas de extinção em toda a nossa cadeia de suprimentos. Já começamos essa jornada responsável, pois usamos fibra certificada pelo FSC em nossos potes desde 2009, mas queremos melhorar ainda mais nesse espaço. Iniciamos o trabalho com a Canopy e sua iniciativa Pack4Good, pois eles reconhecem o enorme valor que as florestas têm para a biodiversidade, o clima e as comunidades tradicionais.
Não há uma bala de prata para o problema plástico global, mas fizemos um bom progresso. Aqui estão as mudanças que fizemos até agora:
Redução do plástico à base de petróleo
- Até o início de 2019, paramos de oferecer canudos e colheres de plástico em nossas mais de 600 sorveterias em todo o mundo, evitando cerca de 36 toneladas de plástico todos os anos.
- Tornamos nossas embalagens europeias de papelão para sorvetes mais sustentáveis utilizando um revestimento unilateral de polietileno à base de plantas. Embora ele seja quimicamente idêntico ao plástico à base de petróleo do nosso revestimento antigo, essa mudança reduzirá a quantidade de plástico que usamos em aproximadamente 40 toneladas por ano e afastará nosso suprimento do petróleo. Isso significa que as embalagens de sorvete da Europa são mais amplamente recicláveis.
- Em 2021, fizemos a transição para uma embalagem de papel nos nossos Peace Pops, evitando 18 toneladas de plástico por ano.
- Em 2021, nossas sorveterias sediadas nos EUA fizeram a transição dos nossos antigos copos de sorvete, copos de bebidas e tampas para embalagens compostáveis industriais e à base de plantas. Ainda estamos trabalhando em soluções para sorveterias em todo o mundo. (Dica profissional: as casquinhas são uma opção deliciosa e não tem plástico!)
- Até o final de 2022, concluiremos a remoção da camada externa de plástico nas nossas embalagens dos EUA, o que reduzirá o plástico em mais 47 toneladas por ano. Infelizmente, a maioria das comunidades dos EUA ainda não coleta embalagens de alimentos revestidas com papelão para reciclagem.
- Até ao final de 2022, teremos feito a transição de todas as nossas embalagens a granel da UE para serem 100% de material reciclado pós-consumo, poupando 62 toneladas de plástico virgem por ano.
- Também até o final de 2022, teremos feito a transição das nossas embalagens de Cookie Dough Chunks para papel nos EUA, evitando o uso de 54 toneladas de plástico por ano.
Embora estejamos falando de embalagem, temos o prazer de informar que nossos potes usam embalagens de papelão com a Certificação do Forest Stewardship Council (FSC) desde 2009. A certificação FSC significa que a matéria-prima do papelão vem de florestas que são gerenciadas para a proteção do habitat da vida selvagem, manutenção da biodiversidade e outros critérios de sustentabilidade florestal.
O que vem a seguir?
Nossa maior prioridade é encontrar uma alternativa ao plástico restante das nossas embalagens de sorvete, incluindo a fita de proteção ao redor da tampa. Encontrar uma solução que seja reciclável e/ou compostável gera vários desafios. As normas e regulamentos de reciclagem variam muito entre países e até mesmo entre cidades. A compostagem também não é uma solução ideal, porque não está amplamente disponível. Ainda assim, sabemos que usar material de embalagem que biodegrada mais rapidamente do que plásticos tradicionais é melhor para o planeta se não for descartado adequadamente.
Estamos trabalhando para encontrar soluções e quebrar essas e outras barreiras em torno do sistema global de resíduos. Continuaremos avançando em todas as nossas ofertas incríveis para garantir que a única coisa que nosso sorvete deixa para trás é um sorriso.
Obrigado a todos que deram sugestões e apoiaram nossos esforços nessa transição. Forneceremos mais atualizações ao longo do caminho.