Não é segredo que a mudança climática está aqui e que está mudando nosso planeta. As geleiras estão derretendo, os mares estão subindo e as variedades de plantas e animais estão mudando. Embora alguns bilionários possam comprar imóveis no espaço sideral, preferimos manter nossos pés firmemente plantados neste planeta Terra que amamos. Isso significa tomar medidas imediatas para proteger nosso planeta.
-
Já é tarde demais para preservar ou recuperar o clima que costumávamos curtir. Mas não é nosso estilo sentar e esperar que nosso Chubby Hubby derreta. Sabemos que temos que agir com urgência para evitar os impactos mais devastadores das mudanças climáticas.
Por esse motivo, e um milhão de outros, temos trabalhado duro para controlar nossa pegada climática. Aqui está o que fizemos até agora e o que pretendemos fazer para reduzir essa pegada.
-
Fazer algo começa com saber algo. Embora tenhamos trabalhado ativamente para reduzir o impacto ambiental geral da Ben & Jerry's há décadas, agora temos os dados para medir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e estimar nossa pegada de carbono a cada ano, incluindo o que mais contribui para isso.
Aqui está o que sabemos:
- Os ingredientes lácteos representam cerca de 53% da nossa pegada de carbono, enquanto os outros ingredientes (nozes, pedaços de massa, recheios e outros suplementos) adicionam mais 21%.
- A fabricação é responsável por apenas 1% do total de emissões de GEE, mas levar o sorvete da fábrica para as lojas e as sorveterias é responsável por mais 7%.
- Um único pote da Ben & Jerry's produz cerca de 1,5 kg de dióxido de carbono equivalente, ou CO2e (também conhecido como nossa "intensidade de emissões").
Acompanhar esses números anualmente nos diz onde temos mais oportunidades de reduzir nossa pegada e como estamos nos saindo.
-
É ótimo ter metas. É ainda melhor quando essas metas são baseadas na ciência.
É por isso que olhamos para a Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi), que impulsiona ações climáticas ambiciosas, permitindo que as empresas estabeleçam metas de redução de emissões baseadas na ciência. Metas baseadas na ciência são metas precisas e mensuráveis feitas para reduzir as emissões em uma quantidade específica. Isso significa que somos responsáveis por atingir números reais, não apenas por plantar algumas árvores ou comprar compensações de carbono para nos sentirmos melhor sobre a energia que estamos usando.
Isso pode fazer você se perguntar: por que não estamos falando sobre compensações de carbono ou metas líquidas zero? A resposta resumida: esses esforços são muito vagos e sem foco, e de eficácia duvidosa. Entendemos que as empresas não podem ser neutras em carbono até que toda a economia seja neutra em carbono. As declarações de emissões líquidas zero são frequentemente utilizadas para fazer com que as empresas pareçam estar tomando medidas climáticas significativas sem realmente controlarem questões sistêmicas. Por esses motivos, optamos por manter a ciência e nossas SBTis.
Veja como são as SBTis da Ben & Jerry's:
- As instalações de propriedade da empresa usarão 100% de energia renovável até 2025.
- Reduziremos nossa intensidade de emissões em 40% até 2025 (em relação à nossa linha de base de 2015).
- Reduziremos nossa intensidade de emissões em 80% até 2050.
-
São metas muito importantes. Então decidimos nos concentrar em melhorar três categorias principais:
Compras e ingredientes:
A produção de laticínios é responsável por mais de 50% das emissões totais da Ben & Jerry's, por isso é onde temos a maior oportunidade de reduzir nossa pegada de carbono. Estamos explorando e implementando soluções em algumas áreas principais:
- Emissões entéricas: ao mudar o que incluímos na alimentação das nossas vacas, esperamos reduzir seu gás ("emissões entéricas"). O foco na melhoria da quantidade e na qualidade da forragem produzirá benefícios de carbono, água, saúde do solo e biodiversidade, além de benefícios econômicos e de saúde animal. Também estamos trabalhando para acelerar a pilotagem e a adoção de soluções aditivas para alimentação entérica.
- Gestão de esterco: digestores de esterco em fazendas capturam o metano do esterco e o utilizam para gerar energia renovável. Também estamos trabalhando com pesquisadores em métodos de aplicação de esterco em terras. Juntas, essas etapas ajudam a reduzir as emissões de gases do efeito estufa e melhoram a saúde do solo e a qualidade da água.
- Alimentação e colheita regenerativas: trabalhamos com agricultores para implementar as melhores práticas na agricultura regenerativa, a fim de manter e melhorar a saúde do solo, reduzir os insumos sintéticos e aumentar a biodiversidade agrícola. Também nos concentraremos em alimentos cultivados em casa, alimentos circulares e sem desmatamento e no aumento do capim na dieta que nossas vacas comem.
- Embalagem: adoramos as casquinhas porque elas não contêm plástico, retêm gotejamentos e você pode comer tudo! Mas esse sorvete no seu freezer precisa ser embalado, então estamos focados em criar um processo de embalagem mais sustentável, reduzindo a quantidade de embalagens plásticas à base de petróleo de uso único usadas em toda a cadeia de suprimentos e nas sorveterias.
Inovação de portfólio:
como os laticínios são responsáveis por uma grande parte da nossa pegada de carbono, uma das maneiras mais fáceis e eficazes de encolher é vender menos laticínios. Louco, certo? Mas fique conosco. Veja o que estamos tentando fazer:
- Aumentar a inovação e as vendas de produtos com baixo teor de carbono, como sorvete sem derivados de leite e massa de biscoito. (Novos sabores sem laticínios, sabe?)
- Procurar oportunidades para usar mais ingredientes de baixo carbono, como sementes de girassol e amêndoas produzidas usando métodos de cultivo regenerativos.
Operações de fabricação e sorveterias
As operações de fabricação e varejo da Ben & Jerry's contribuem com menos de 6% para nossa pegada básica, principalmente porque encaramos isso de frente. Há algumas boas notícias aqui:
- Estamos quase alcançando nossa meta de eletricidade 100% renovável para nossas operações globais de fabricação, sorveterias próprias e escritórios.
- Quando não podemos comprar energias renováveis, trabalhamos com eficiência energética, recuperação de calor e eletrificação (para que possamos aproveitar o poder do sol e do vento).
Estamos tomando medidas para vencer o calor. Junte-se a nós.
Se estiver derretido, está perdido. É verdade para os sorvetes e é verdade para o planeta. Fazemos coisas congeladas deliciosas que dependem de ingredientes colhidos da terra (vacas, nozes, pedaços de chocolate e recheios!), então, é claro, investimos no combate à crise climática. Mas também vivemos aqui. Estamos pedindo a todos os nossos companheiros cidadãos nesta Terra que cobrem dos nossos líderes eleitos o apoio à transição rápida para uma economia de energia limpa. O tempo está acabando, mas temos o que precisamos para começar, então vamos fazer alguma coisa agora!