LGBT+ não é grupo de risco!
No dia internacional contra a LGBTfobia queremos refletir e comemorar mais uma conquista!
No dia internacional contra a LGBTfobia queremos refletir e comemorar mais uma conquista!
Dia 17 de Maio é o dia internacional da luta contra qualquer tipo de preconceito sofrido pelo público LGBT+. Está data existe para que a gente reflita sobre as violências que os corpos e identidades que não seguem o padrão "hétero/cis normativo" sofrem.
No Brasil, os movimentos LGBT+, tem apoio de uma grande parcela da população que vem trabalhando pelo avanço dos seus direitos, sem qualquer tipo de privilégio, e sim com equidade de direitos, para que todes sejam livres para serem quem são, sem medo de sofrer represálias, discriminações de todos os tipos e violências que podem chegar ao assassinato de pessoas. Infelizmente o Brasil ainda ocupa o topo do ranking dos países que mais mata transexuais no planeta, por exemplo.
E se é sobre refletir, também é hora de falar sobre conquistas!
Em 2019 o STF votou a favor da criminalização da LGBTfobia - fazendo com que o Estado seja o primeiro a dizer que a violência contra LGBTs não é aceitável e se configura como crime – e nesse dia 08 de maio, há poucos dias, acaba de reafirmar a proibição de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ao aprovar a doação de sangue por mulheres travestis e transexuais bem como por homens gays e bissexuais. Isso acaba com a ideia de um “grupo de risco” – conceito, há décadas, considerado ultrapassado por especialistas – deixando claro que qualquer pessoa, independente de gênero ou orientação afetivo-sexual, pode ter comportamentos de maior ou menor risco.
Portanto, neste 17 de Maio, vamos refletir e seguir avançando na luta dos direitos para todes e comemorando nossas conquistas, porque nossos corpos e vozes merecem ser ouvidos e respeitados sempre, em todos os lugares.