LGBT+ e interseccionalidade: democracia para pessoas plurais

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e Ben & Jerry’s juntes convidam para bate-papos sobre diferentes questões que afetam a nossa população LGBT+

30803d_AllLoveIsSweet_610x319.jpg

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a maior do mundo, em 2020 tem como tema principal a “Democracia”

Há quem diga que não teremos uma democracia de verdade até que todas as pessoas respeitem todas as minorias e populações minorizadas, você concorda? Pra gente, democracia só é de verdade quando é para todo mundo. Afinal, a gente apoia uma sociedade com mais justiça social e climática, respeitando e incluindo a todes.

E é aí que entra a interseccionalidade: as pessoas são plurais e questões de gênero, raça, orientação afetivo sexual, por exemplo, também devem ser consideradas para entender as suas vulnerabilidades e necessidades e promover políticas públicas para a população. Afinal, as necessidades de um homem gay branco cis de classe média são bem diferentes das de uma mulher trans negra da periferia, não é mesmo?

Portanto, desconsiderar as diversas questões que podem aumentar a vulnerabilidade da população é LGBT+ é ter um olhar míope sobre essas populações e, como consequência, torna a sociedade menos democrática.

Quer entender mais sobre isso? Trazemos boas novas: a Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo junto com Ben & Jerry’s oferecerá uma série de eventos virtuais com uma agenda bastante diversa que acontecerão entre junho e novembro de 2020. Com o objetivo de empoderar a população LGBT+ sobre seus direitos e deveres nessa democracia, as pautas dos eventos reúnem temas importantes como raça, gênero, violências, entre outros, em torno das discussões dessa população. Vem com a gente e veja abaixo a programação completa:

  • Gerações G: troca de experiências

Data: 12/07/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com participação de Celso Curi, jornalista e militante LGBTQIA+ e Matheus Emilio, autor do blog "Menino Gay" e participante do Grupo de Jovens da APOGLBT/SP, vem conferir:

 

  • A cultura indígena e seus LGBTI+

Data: 02/08/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com participação ao vivo de Yacunã Tuxá e de Erisvan Guajajara, e por vídeo de Neimar Kiga e Cairú, vem conferir:

 

  • Pessoas com deficiência e o direito à sexualidade

Data: 23/08/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com Silvana Gimenes, socióloga da Prefeitura de Santo André e Ivone de Oliveira, autora do blog "A Gata de Rodas", voltado às pessoas com deficiência, com ênfase no segmento LGBTQIA+, na diversidade sexual, na acessibilidade e na inclusão social, vem conferir:

 

 

  • Empregabilidade e identidade de gênero: as barreiras a serem vencidas

Data: 13/09/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com participação ao vivo de Maitê Schneider, Fundadora da TRANSEMPREGOS, ativista LGBTQIA+ e Fê Maidel, Psicóloga, ativista trans. A mesa dará ênfase na realidade de travestis, mulheres transexuais e homens trans em relação ao mercado de trabalho. Vem conferir:

 

  • Religiosidade, mais que fé, um direito!

Data: 25/10/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com participação ao vivo do Reverendo Christiano Valério e Oyayemi Shiwa Mãe Silvia. Os nossos convidados vão debater sobre a religiosidade no meio LGBTQIA+, vem conferir:

 

  • Samba, suor e brilho: o espaço LGBT+

Data: 08/11/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com participação ao vivo do Tadeu A. Matheus, sociólogo e Camila Prins, mulher trans, que já desfilou em diversas agremiações. Os nossos convidados vão debater sobre:  Samba, suor e brilho: o espaço LGBT+ 🌈 Vem conferir:

 

  • Racismo e LGBTfobia: como enfrentá-los?

Data: 22/11/2020

Horário: 18:00 hrs 

No mês da Consciência Negra, se liguem, querides! ❤️ A roda de conversa virtual da vez é sobre "Racismo e LGBTfobia" e traz Neon Cunha, mulher, negra, ameríndia e transgênera questionadora da branquitude e cisgêneridade tóxicas, e Thiago de Souza, professor de Direitos Humanos e colunista da Folha de São Paulo 🌈 Vem conferir:  

 

  • Esporte e LGBT+: bloqueie sua LGBTfobia que nosso orgulho veio marcar ponto

Data: 06/12/2020

Horário: 18:00 hrs 

Roda de conversa virtual, mediada por Dindry Buck, com participação ao vivo de Ian Matos, ex-seleção brasileira juvenil de saltos ornamentais e Tiffany de Abreu, mulher trans, atleta profissional de voleibol feminino. Os nossos convidados vão debater sobre: Esporte e LGBTI+: bloqueie sua LGBTfobia que nosso Orgulho veio marcar ponto! 🌈 Vem conferir:

 

 

Saiba mais em: http://paradasp.org.br/

 

Recent Tweets