Celebre os Agricultores do Comércio Justo:
Conheça Pauline

Fair trade literacy

Nós amamos sorvete de chocolate: Phish Food, Chocolate Fudge Brownie, New York Super Fudge Chunk, a lista é infinita! E parte do motivo pelo qual amamos nosso sorvete de chocolate é porque o cacau que usamos para fazê-lo é do Comércio Justo. Recentemente, nossos amigos da Fundação Fairtrade (Comércio Justo) fizeram uma visita às cooperativas de agricultores que a Ben & Jerry's apoia por meio do cacau de comércio justo. Queríamos compartilhar uma das histórias incríveis que eles trouxeram - a história de uma mulher chamada Pauline.

pauling-1.jpg

Por mais de 15 anos, Pauline é membro da CAPRESSA na Côte d’Ivoire, uma das cooperativas que a Ben & Jerry's apoia por meio do cacau de comércio justo. Pauline tem três filhos: uma menina de 21 anos e dois meninos de 20 e 18 anos. Na comunidade de Pauline, os direitos à terra passam para os parentes do sexo masculino; e assim, quando seu marido morreu, foi seu tio quem herdou sua propriedade, não Pauline. Felizmente, sua mãe conseguiu dar a ela um pequeno terreno. Ao cultivar cacau nele, Pauline aprendeu sobre o Comércio Justo e viu os impactos positivos que isso estava tendo nas pessoas ao seu redor - então ela decidiu se juntar também.

O Prêmio do Comércio Justo forneceu muitas coisas para Pauline, mas talvez a mudança mais impactante tenha sido o acesso a uma educação por meio de aulas de alfabetização para mulheres na cooperativa.

“Eu assisto às aulas para aprender a alfabetizar. Antes de fazermos parte do Comércio Justo, nunca teríamos sido capazes de aprender a ler e nunca teríamos a oportunidade de aprender a escrever. Foi o Comércio Justo que abriu nossos olhos. Antes, tudo que eu sabia era cacau. ”

pauling-2.jpg

A CAPRESSA supervisiona os agricultores que cultivam o cacau, observando a forma como eles colhem, processam o cacau e gerenciam as safras. Pauline agora se considera uma espécie de especialista; ela treina, apoia e monitora o progresso dos agricultores, ensinando melhores práticas aos produtores. Pauline também faz parte do conselho de segurança da cooperativa e trabalha para inspirar mães solteiras que são sócias. “Antes havia mulheres que não sabiam falar na frente de muita gente. Mas agora eles estão na escola e falando para muitas pessoas. Hoje, eles estão aprendendo. ”

Estamos felizes em dizer que a história de Pauline não para por aí. Ela comprou terras com seu Prêmio do Comércio Justo, economizando aos poucos, e agora ela começou a economizar para construir sua própria casa.

Ben & Jerry's apoia a cooperativa de Pauline, além de algumas outras na área próxima que produzem cacau de Comércio Justo. Então, da próxima vez que você for tomar um pote de Chocolate Fudge Brownie, lembre-se de Pauline, e que ao comprar produtos Fairtrade/ Comércio Justo você estará apoiando Pauline e pessoas como ela a viverem uma vida melhor