5 Razões Porque 2021 é O ANO para o Combater as Mudanças Climáticas

Climate Action

Não seria bom se tivéssemos apenas uma crise global de cada vez para lidar? Infelizmente, mesmo enquanto a pandemia continua impactando quase todos os aspectos de nossa existência, o clima continua aquecendo - e está tendo um efeito devastador em nossas vidas.

De acordo com um relatório da ONU sobre Redução de Risco de Desastres (UNDRR), tem havido um aumento "impressionante" de desastres relacionados ao clima nos últimos 20 anos. Cerca de 1,23 milhão de pessoas morreram ao longo desse tempo em 7.348 eventos de desastre (a maioria dos quais foram causados ​​por mudanças climáticas) - com mais de 4 bilhões de pessoas afetadas no total. As taxas de mortalidade nos países mais pobres são mais de quatro vezes mais altas do que nas nações mais ricas.

A frequência e o custo de tais eventos movidos pelo clima só continuarão aumentando - na real, 2020 bateu recordes de desastres de bilhões de dólares. A verdade é que não temos mais tempo para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. Se queremos um planeta habitável, temos que agir agora. Veja por que 2021 é o ano mais importante de todos os tempos na luta contra a crise climática.

  1. 2020 (empatado com 2016) foi o ano mais quente de todos os tempos

    A NASA relata que 2020 empatou com 2016 como o ano mais quente da história, mas não podemos dizer que foi realmente uma surpresa. Todos os 10 anos mais quentes nos registros da NASA aconteceram desde 2005, e os sete primeiros ocorreram desde 2014. Quando uma cidade siberiana acima do Círculo Polar Ártico vê temperaturas disparadas acima de 37,7°C, você sabe que algo deu muito errado. A temperatura média da Terra agora aumentou 1,02°C desde o final dos anos 1800 - e se não reduzirmos drasticamente as emissões de carbono, a Terra pode ser "quase inabitável" para até 3 bilhões de pessoas em 2070.

  2. As emissões globais de dióxido de carbono caíram 6,4% em 2020

    As emissões globais de dióxido de carbono vêm aumentando há décadas, mas em 2020, graças à quarentena imposta em todo o mundo por conta da pandemia, elas caíram 6,4%, a maior queda já registrada. Se houve um ponto positivo em um ano longo e difícil marcado por doenças e incertezas, pode ser este - uma evidência clara de que uma ação coletiva urgente pode levar a mudanças positivas substanciais. Essa é a boa notícia. A notícia não tão boa é que, quando a quarentena começou a ser suspensa em alguns locais, os níveis de dióxido de carbono aumentaram rapidamente. É por isso que, à medida que nos recuperamos da pandemia, precisamos usar os enormes pacotes de estímulo que estão sendo implementados em países de todo o mundo para desencadear uma recuperação livre de combustíveis fósseis. Em 2021, vamos lembrar o quanto podemos realizar quando trabalhamos juntos.

  3. Os EUA voltaram a aderir ao Acordo Climático de Paris

    As altas temperaturas globais são uma indicação óbvia de que a mudança climática é uma ameaça para todos nós, não importa onde vivamos. É por isso que todos os governos deste planeta precisam trabalhar juntos em um propósito comum para reduzir as emissões de carbono. O Acordo Climático de Paris de 2015 foi um momento de esperança, quando parecia que esse tipo de cooperação era finalmente possível. Então ... a Gestão Trump decidiu se retirar, deixando o acordo no limbo (e os Estados Unidos foi o país que emitiu mais dióxido de carbono, no total, do que qualquer outra nação do planeta). Por isso, é uma boa notícia para o mundo que, sob o presidente Biden, os Estados Unidos oficialmente voltaram a se juntar ao Acordo em 19 de fevereiro. É claro que agora começa o trabalho árduo de reduzir drasticamente as emissões.

  4. As energias renováveis ​​são a forma mais barata de energia da história

    Tudo isso está acontecendo em um mundo que foi transformado por energias renováveis. No segundo semestre de 2020, a energia solar se tornou a fonte de eletricidade mais barata da história nos Estados Unidos. O que é ... incrível. Mas também faz parte de uma tendência que remonta a anos agora, à medida que o carvão entrou em colapso e outros combustíveis fósseis caíram em desuso. O mundo tem se voltado cada vez mais para as energias renováveis, fabricando mais baterias, mais turbinas eólicas, mais painéis solares, e todo esse investimento tem levado a uma queda consistente de custo. A IEA (Agência Internacional de Energia dos Estados Unidos) informou que quase 90% da nova geração de eletricidade no ano passado foi renovável - e que estamos no caminho certo para que as energias renováveis ​​sejam a maior fonte de energia do mundo até 2025.

  5. A COP 26 está acontecendo em Glasgow, Escócia, no final deste ano

    É um momento de grande agitação e mudanças necessárias, o que faz com que seja a hora perfeita para trazer de volta todas as nações do mundo para a próxima grande conferência sobre mudança climática. A COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) acontecerá em Glasgow, na Escócia, em novembro. Esta será a melhor chance do mundo desde Paris em 2015 para fazer algum progresso real e tangível na redução das emissões, lutando por justiça climática e garantindo uma transição justa para uma economia verde. Em Glasgow, precisamos ter certeza de que proteger as populações mais vulneráveis ​​do mundo esteja na agenda. Precisamos agir juntos. E precisamos agir agora.
     

 

Se a COVID-19 e as múltiplas catástrofes do ano passado nos ensinaram alguma coisa, é que tudo pode mudar em um instante. Esperamos que também tenhamos aprendido que estamos todos conectados. Na verdade, tudo em nosso planeta está conectado. Novos estudos sugerem que a melhor maneira de nos proteger contra a próxima pandemia pode ser lutando contra a mudança climática com tudo o que temos. Este planeta pertence a todos nós, e se nos preocupamos com nossas famílias, nossos vizinhos e nossas comunidades, então temos uma rara oportunidade agora de nos unir e fazer a diferença. A pandemia nos mostrou como a ação coletiva pode levar à mudança. 2021 pode ser nossa última e melhor chance de garantir que o planeta e todos os seus habitantes permaneçam saudáveis. Vem com a gente e junte-se ao movimento climático agora mesmo.