Ben & Jerry’s está lutando pela justiça climática, uma colher de cada vez

We support climate action and the global fight for climate justice

Preferimos nosso sorvete como nossas calotas polares: sem derreter. Infelizmente, porém, a crise climática tem outros planos. Já está perturbando nosso planeta e nossas vidas de maneiras dramáticas - e se não agirmos agora, podemos até perder alguns de nossos ingredientes favoritos, como cacau, baunilha e café! É por isso que estamos trabalhando para ter certeza de que estamos fazendo nossa parte justa para evitar a crise climática.

Na Ben & Jerry's, acreditamos que podemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos laticínios em mais da metade na próxima década, ao mesmo tempo em que ajudamos nossos agricultores a adotar práticas agrícolas que ajudarão a tornar suas vacas mais saudáveis, seu solo mais produtivo, e nosso planeta mais resiliente.

Essa luta é pessoal para nós. Os agricultores estão entre os mais vulneráveis ​​ao clima imprevisível e extremo gerado pela mudança climática - é por isso que também estamos trabalhando com aqueles que estão construindo um movimento global de justiça climática para apoiá-los e a todas as comunidades da linha de frente. Aqui está o que temos feito para ajudar a fazer a diferença.

 

 

Leite

Sem surpresa, o leite e o creme de leite são ingredientes chave para a maior parte dos nossos sabores. Uma vez que a produção de laticínios é responsável por mais de 50% de nossas emissões, é onde temos a maior oportunidade de reduzir nossa pegada de carbono. Estamos fazendo parceria com especialistas em estratégias que têm o potencial de fazer uma grande diferença:

Digestores de estrume: Capturar o metano do estrume, que aquece o clima, e usa-lo para gerar eletricidade renovável.



Alimentos inovadores: as vacas geram naturalmente metano, um gás de efeito estufa - é por isso que estamos melhorando a qualidade da forragem e testando um novo aditivo alimentar para reduzir as emissões entéricas (a fermentação entérica é um processo digestivo natural que ocorre em animais ruminantes, como gado, ovelhas e cabras).

Práticas agrícolas regenerativas: estamos trabalhando com a Universidade de Vermont e a Universidade de Wageningen, ambas nos Estados Unidos, para desenvolver práticas agrícolas regenerativas que melhoram a saúde e a produtividade do solo.

Cultivo de produtos não lácteos: nossos sabores veganos e sorbets têm cerca de metade da pegada de carbono de nosso sorvete com leite (embora estejamos tentando diminuir isso também), então estamos trabalhando para tornar os sabores veganos e sorbets a maior parte do nosso portfólio e vendas totais.

 

Fabricação e embalagem

Reduzir o impacto da produção de laticínios no planeta é fundamental. Mas estamos sempre trabalhando em maneiras de reduzir nossa pegada de carbono no processo produtivo nas fábricas também. 

Adquirimos 39% de energia renovável, incluindo eletricidade e energia térmica, para a nossa fábrica na Europa. Nossa fábrica principal em Hellendoorn, Holanda, adquire 100% de energia eólica desde 2011 e produz cerca de 11% de sua energia térmica a partir de fontes renováveis ​​por meio do “Chunkinator” - seu digestor anaeróbico local. A Hellendoorn tem um forte programa de descarbonização em vigor usando recuperação de calor e outros projetos e espera ser totalmente descarbonizado nos próximos anos.

Na América do Norte, a eletricidade que usamos é 100% proveniente de fontes renováveis ​​e estamos progredindo no sentido de atingir nossas metas de maior uso de energia térmica no local. Nossa equipe de manufatura tem trabalhado muito para descarbonizar nossas fábricas, implementando projetos que reduzam a demanda por combustíveis e aumentem a eficiência.

Depois de inventar seus sabores favoritos em nossa fábrica, a próxima etapa é empacotá-los e levá-los até você! Admitiremos que temos alguns objetivos de embalagem bastante ambiciosos:

100% de nossas embalagens devem ser livres de plástico de base petróleo. Todas as nossas embalagens devem ser reutilizáveis, compostáveis ​​ou recicláveis ​​até 2025.

Em 2019, paramos de usar colheres e canudos de plástico descartáveis ​​em nossas sorveterias em todo o mundo, eliminando cerca de 36 toneladas de resíduos de plástico todos os anos. Estamos empenhados em remover todo o plástico de base petroquímica de nossas embalagens. Enquanto isso, o trabalho continua a encontrar alternativas à base de plantas e / ou compostáveis ​​para o plástico convencional de base petroquímica e a desenvolver opções de embalagens reutilizáveis.

 

Freezers

Ajudamos a  tecnologia de Freezers mais verdes, limpos e  ecológicos ser pioneira - freezers de hidrocarbonetos (HC) amigáveis ​​ao clima que não usam HFCs (hidrofluorocarbonos) poluentes para o clima. No momento, existem mais de 60.000 freezers HC em uso nos Estados Unidos.

Os freezers HC são mais eficientes em termos de energia e usam um refrigerante de hidrocarboneto natural com menor potencial de aquecimento global do que os refrigerantes HFC comumente usados ​​na maioria dos freezers dos Estados Unidos. Eles também são mais baratos de operar do que os freezers padrão, então realmente esperamos que outras empresas entendam que ajudar a salvar o meio ambiente também é muito bom para os negócios.

 

Comércio Justo

Embora a mudança climática afete a todos nós, ela não afeta a todos nós igualmente. Comunidades marginalizadas e na linha de frente em todo o mundo foram as mais afetadas pela crise climática. Os pequenos agricultores, em particular, estão lutando para se adaptar aos padrões climáticos imprevisíveis e às perturbações do mercado global causadas pelas mudanças climáticas. Esse é um grande motivo pelo qual é tão importante para nós que todos os nossos sabores sejam certificados pelo Comércio Justo.

Isso significa que apoiamos os pequenos produtores de açúcar, cacau, baunilha, banana e café que recebem um prêmio social adicional sobre o preço de compra de sua safra. Eles podem então usar esse prêmio social para melhorar seu padrão de vida e ajudá-los a usar formas mais sustentáveis na sua produção. Também fizemos parceria com o Comércio Justo por meio de nosso Fundo de Iniciativa de Desenvolvimento de Produtores, fornecendo financiamento e recursos adicionais direcionados ao fortalecimento da resiliência climática por meio de iniciativas como agrossilvicultura e irrigação, beneficiando as comunidades rurais de forma mais ampla. Em novembro de 2020, subimos um degrau ao nos comprometermos a pagar um preço mais alto, além do nosso prêmio Comércio Justo existente, que ajudará os produtores de cacau na Costa do Marfim a obter uma renda mais justa para se viver.

 

A luta pela justiça climática 

Sempre buscamos, em todos os níveis de nossos negócios, promover as causas dos direitos humanos e da dignidade, apoiar a justiça social e econômica para comunidades historicamente marginalizadas e proteger e restaurar os sistemas naturais da Terra. É impossível lutar contra as mudanças climáticas sem também lutar por justiça. O sorvete pode ajudar a salvar o mundo? Nós acreditamos que sim. Por anos, temos usado nossa empresa e seu tamanho e privilégio para apoiar ativistas que lutam por justiça climática.

Mas há mais trabalho a ser feito. Juntos, todos podemos fazer parte do movimento climático global que está convocando os líderes mundiais a adotar políticas que mantenham os combustíveis fósseis no solo e acelerem a transição para um amanhã sustentável. Junte-se a nós!